segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Matões participou com muito sucesso da I AgriTec em Caxias

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
O município de Matões marcou presença na I AgriTec Feira de Agrotecnologia da Agricultura Familiar do Território Rural dos Cocais -, realizada no Parque da Cidade, em Caxias, nos dias 19 a 22 deste, com a participação de várias Embrapas do país e agricultores de mais de 30 municípios das regiões dos Cocais, do Baixo Parnaíba e do Médio Sertão e, também do Sul do Estado.

Durante a feira, aconteceram palestras, cursos técnicos, debates sobre o tema agricultura familiar, exposição de máquinas, shows musicais, leilões e diversas apresentações culturais dos municípios participantes, que por sua vez, mostraram suas potencialidades, capacidades de geração de renda. Estima-se que durante o período da feira (quatro dias), tenha passado pelos diversos espaços mais de 50 mil visitantes.

Participação de Matões
Matões participou da AgriTec destacando a produção agrícola familiar, o potencial turístico, a culinária (onde o principal prato foi a galinha ao leite de macaúba) e as ações administrativas. A secretária de Agricultura,  Rejane Carvalho, e o secretário de Governo, Inácio Carvalho, juntamente com sua equipe de trabalho e produtores rurais empenharam-se na organização dos stands que, ao longo da feira, atraíram centenas de visitantes. A prefeita Suely Pereira compareceu a feira e prestigiou os trabalhos apresentados pelo município. No campo musical, Matões apresentou a banda Dois Irmãos do Baião, que cantou os seus principais sucessos. Também foi apresentada uma peça teatral com alunos de programas da Secretaria de Trabalho e Ação Social.

A Agritec foi uma realização da Embrapa dos Cocais, em parceria com a Prefeitura de Caxias, Sindicato Rural de Caxias, municípios expositores e parcerias empresariais.  A feira foi dividida em setores: Espaço da Agricultura Familiar, Espaço do Agronegócio, Espaço da Ovinocaprinocultura, Espaço do Empreendedorismo e Negócio, Espaço da Cidadania, Espaço da Alimentação/Gastronomia Regional, Espaço dos Municípios, Espaço do Lazer e Espaço Show, além de dois auditórios, sala de imprensa e stands institucionais. Pelo sucesso alcançado, a AgriTec já tem espaço garantido no calendário de eventos agrícolas do Maranhão nos próximos anos.

Nenhum comentário: